O MAR - Museu de Arte de Rua é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, em parceria com as secretarias municipais de Cultura, Subprefeituras e Educação, que visa aprimorar a vocação da cidade para a produção de arte urbana e ampliar seu impacto positivo na cultura e identidade de São Paulo.
Com obras de diferentes artistas em suportes como grafite, estêncil e fotografia, em grandes dimensões, o MAR entrega para São Paulo painéis em empenas de prédios e em muros espalhados pelas cinco macroregiões da cidade, em um verdadeiro museu a céu aberto, interferindo na paisagem da população da maior metrópole da América Latina.
Grandes artistas já passaram pelo projeto, deixando sua marca na cidade como o Mundano, Speto, Verena Smit, Veracidade, Roninho Santana e muitos outros.
O MAR, além de incentivar o desenvolvimento da arte urbana pelas ruas e avenidas da metrópole, promove intervenções com temática ligada à pandemia da COVID-19 em dois eixos distintos, propostos pela Secretaria Municipal de Cultura.
Em um deles, os artistas homenageiam quem está na linha de frente do combate à pandemia, como profissionais da área da saúde e entregadores. A outra vertente desta edição do projeto, em um aspecto mais amplo e subjetivo, contempla obras que promovam esperança e alento às dificuldades deste período.
Em 2019, foram mais de 30 obras de arte urbana em diferentes suportes, como graffiti, stencil, fotografia, sempre em grandes dimensões. Na edição de 2020 do MAR até o momento foram contempladas 40 obras.