ελευθερία
Mural comemorativo dos 200 anos da independência Grega e brasileira. Mural interativo com realidade aumentada. Pronuncia-se “eleftería” e significa “liberdade” em grego.
Por Henrique Edmx Montanaro.
Abraço
Abraço ou amplexo é quando duas ou mais pessoas ficam parcial ou completamente entre os braços da outra. O afeto trocado entre dois homens negros simboliza abraços passados, abraços presentes e abraços futuros. Assistentes: Mota e Oneps.
Por André Firmiano.
O Salto
No começo só havia o vazio, transbordando com infinitas possibilidades das quais uma delas é você. O nada leva a tudo. Num momento de crise, o medo nos faz mergulhar dentro de nós mesmos, em territórios desconhecidos e sombrios, porém profundos e muitas vezes férteis, possibilitando nossas maiores transformações.
Por Sandro Akel.
Metamorfose
Metamorfose é um trabalho criado pela artista multimídia Marta Oliveira que consiste em um mural localizado no Parque do Minhocão, em uma empena de um edifício localizado na Rua General Olímpio da Silveira, 427. Feito em estilo grafite, o trabalho foi executado pela Axé no Corre Produções e retrata duas borboletas em cores vibrantes voando à frente de um sol reluzente, que irradia raios de cor.
Estudo sobre o Silêncio
A arte de Consp pertence a sua série “Estudos sobre o Silêncio”, que retrata a experiência da vivência negra nascida na periferia de São Paulo e reflete sobre a criação de uma atmosfera hostil que adoece, despotencializa e produz a morte de homens negros. Com a arte, Consp busca ressignificar as marcas do silenciamento negro nas relações cotidianas nos espaços de poder da cidade, gerando um debate sobre a figura do homem negro para além do lugar da violência. “A pintura reflete o protagonismo negro influenciado pela cultura Afropunk, atuando no reforço de sua própria narrativa. O direito do homem preto de ser e existir.” – Consp.
Na terra está a nossa ancestralidade
A arte traz uma mulher negra enraizada na terra e, em suas mãos, um colar de contas azuis que representa um colar que foi encontrado em escavação arqueológica nas imediações do Cemitério dos Aflitos, localizado na Liberdade. O Cemitério dos Aflitos foi o primeiro cemitério público de São Paulo destinado às populações negras marginalizadas. “Essa mulher/árvore representa cada uma de nós que estamos na luta antirracista, a nossa base é a terra, a terra é a nossa ancestralidade nela se tornamos resistente para continuar, o dispador dessas empena foi as contas encontradas na região da Liberdade” – Ziza. As cores da arte fazem alusão ao colar, que possuem contas azuis de vidro, o que indica o pertencimento à religião de matriz africana.